quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PEDALAR NO TRÂNSITO COM SEGURANÇA

Trânsito: carros e mais carros, ônibus,
 motociclistas apressados, pedestres.
E nós, ciclistas. Como é que a gente faz?Pedalar no trânsito parece
 impossível para muitos,
principalmente para quem mora em cidade grande.
 Será mesmo? Se isto é verdade, por que tem aumentado
o número de ciclistas nas ruas?
O que é verdade ou imaginação sobre segurança no trânsito?
Segurança no trânsito é estabelecida a partir de números,
estatísticas, encontrados através de pesquisas realizadas
 com base científica, que dizem de fato o que é seguro,
perigoso ou inseguro para o condutor de um veículo,
pedestre ou qualquer outro que esteja participando do trânsito.
O resto é imaginação (ou ficção) popular, e esta sim,
 costuma ser perigosa.
Normalmente, quando acontece um acidente a história
 corre de boca em boca, e em pouco tempo parecerá
que houve um acidente em cada esquina e a cada minuto.
 Há um certo prazer em contar e ouvir histórias deste tipo.
 Mesmo depois de muito tempo, um acidente sempre é
 uma conversa interessante. O que foi um tombo causado
 por um susto acaba se transformando num coitado sob as rodas 
de um ônibus.
É como no caso dos aviões: há em média 2 (sim, dois!)
acidentes para cada milhão de decolagens, o que transforma
 o avião no meio de transporte mais seguro existente.
 Mesmo assim só se fala nos que se esborracharam.
 Detalhe: nestes dois raríssimos acidentes não
necessariamente houve morte, nem um arranhão sequer
 (o avião apenas pousou de barriga).
A imensa maioria dos ciclistas pedala sem sofrer
 acidentes de trânsito! Mas, bom mesmo é quando há
sangue na conversa.
O fato é que as pessoas se apegam a certas verdades
muito mais para evitar a possibilidade de mudanças em
 suas vidas do que para qualquer outra coisa.
 "Vai que pedalar é muito mais seguro que imagino,
 eu vou ter que assumir que estava errado todo este tempo".
O que é novo é estranho e traz receios. Para quem pedala
 pela primeira vez no trânsito a situação pode parecer assustadora.
 Só nos conscientizamos que a maioria dos perigos são
 imaginários com a convivência, a prática.
Trânsito é previsível, tem lógica, responde à física.
Há uma parte psicológica? Sim, mas esta também é previsível.
Todo acidente é causado por um erro, uma falha.
 Se não houver erro ou falhas, não haverá acidente.
 É óbvio, parece uma afirmação besta, idiota, mas não é,
 muito pelo contrário. Quem compreende esta verdade,
entende o que é segurança no trânsito e praticamente zera
a possibilidade de um acidente.


Antes de culpar o outro, descubra qual é seu erro 
e você descobrirá a solução para o conflito.
Para o ciclista em qualquer lugar:
1. seja educado
2. obedeça as leis de trânsito
3. sempre sinalize suas intenções
4. use roupas claras ou chamativas
5. mantenha os refletores limpos
6. evite ruas e avenidas movimentadas
7. mantenha-se à direita e na mão de direção
8. não faça zig-zag: procure pedalar mantendo uma linha reta
9. aprenda a ouvir o trânsito
pedalar com segurança

Se o ciclista seguir umas poucas regras básicas o risco de acidente
 cai praticamente a zero. Sempre haverá possibilidade de alguma
 tensão ou conflito, mas será bem mais difícil a ocorrência de um acidente.
O importante é você entender que, enquanto pedala e conduz
 a bicicleta, você é um ciclista, e não um motorista ou motociclista.
 Bicicleta acelera, mantém a velocidade e desacelera de uma
maneira completamente diferente de qualquer veículo motorizado.
Por causa disto a relação do ciclista com o trânsito tem suas
particularidades que tem ser respeitadas.

Mais da metade dos acidentes de trânsito envolvendo ciclistas são 
responsabilidade do próprio ciclista.

pedalar tranquilo

1. acredite no que é científico; tome cuidado com o que falam por aí.
mais de 50% dos acidentes são de responsabilidade do próprio ciclista
3. 95% dos acidentes envolvendo ciclistas acontecem em cruzamentos
4. em menos de 1% dos acidentes o ciclista sofre uma colisão traseira
5. pedalar na contra-mão aumenta muito a possibilidade de acidente com
seqüelas graves ou morte
6. ciclista que veste roupas claras ou chamativas e sinaliza suas intenções,
diminui sensivelmente a possibilidade de acidente
7. boa parte dos acidentes são causados por falha na manutenção da bicicleta


Se sua habilidade com a bicicleta não é boa e você tem que cruzar uma via
 muito perigosa ou cheia de obstáculos, cruze a pé, empurrando a bicicleta.

a relação com o motorista

1. quanto espaço ele precisa para frear?
2. para onde ele está olhando?
3. olho no olho do motorista ou pedestre
4. se não é possível ver o olho do motorista, olhe para as rodas
dianteiras do carro
5. tente antecipar a reação do trânsito: olhe longe, pense adiantado
6. cuidado com a abertura das portas dos carros

o que nunca se deve fazer

1. nunca pedale na contra-mão, a não ser que esteja sinalizado
2. não pedale onde o motorista não o pode ver
3. nunca entre com tudo nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos
4. nunca force uma situação contra um carro, moto ou ônibus
5. não pedale muito próximo do meio fio
6. não fique olhando para trás o tempo todo, somente o tempo necessário
para perceber o trânsito no caso de necessidade de mudança de direção ou faixa.
Preocupe-se com o que vem pela frente
7. não use walk-man


precauções

1. pedale de forma que seu comportamento transmita segurança aos outros
2. só olhe para trás quando for realmente necessário
3. em descidas fortes, evite deixar a bicicleta correr demais
4. cuidado com mudanças de piso e suas diferentes aderências
5. tampas de bueiro em aço ou sinalização pintada no solo
quando molhadas escorregam muito
6. com chuva ou chão escorregadio diminua a velocidade
7. com chuva a visibilidade de todos fica prejudicada
8. esteja sempre com a marcha correta engatada.
Antes de parar a bicicleta nos cruzamentos engate uma
marcha que lhe permita arrancar rápido.
9. Respeite o pedestre, sempre

para o motorista

1. faixas de rodagem são calculadas para a passagem de um veículo por vez
2. a maioria dos motoristas não pedala, portanto não sabe como a
 bicicleta se comporta em movimento
3. a diferença de velocidade entre uma bicicleta e um automóvel
 é grande e o tempo de reação do motorista é baixo
4. motoristas precisam prestar atenção em muita coisa ao mesmo tempo.
A bicicleta é visualmente o menor dos veículos no trânsito, portanto
o mais difícil de ser percebido
5. motoristas de qualquer veículo grande não tem uma boa
visibilidade externa, portanto o ciclista deve guardar distância
6. um carro ou uma moto freiam mais rápido que uma bicicleta
7. a bicicleta desaparece no ângulo formado pela coluna de um carro

para o pedestre e outros

1. pedestres tem prioridade sobre ciclistas. Lembre-se que você
 também é um pedestre. Respeite para ser respeitado
2. um pedestre pode mudar de direção de maneira muito brusca.
 Aproxime-se devagar, avisando sua chegada e passe guardando distância
3. patins e skates também mudam de direção muito rápido
4. cachorros e gatos tem reações inesperadas. Evite assustá-los
5. próximo a árvores pode haver raízes perigosas

Nenhum comentário: