sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

DICAS PARA OS AROS E PNEUS DE SUA BIKE



DICA IMPORTANTE: QUANDO TIVER QUE DESMONTAR ALGO PARA LIMPAR E LUBRIFICAR, TENHA PAPEL E CANETA A MÃO PARA TOMAR NOTA OU DESENHAR A ORIENTAÇÃO CORRETA DAS PEÇAS, PARA REMONTÁ-LAS DA MANEIRA CORRETA.
RODAS:
Ferramentas - chave de raio do tamanho correto, óleo graxa, chave da tampa de fixação do cassete, bomba e manômetro. Se o cubo possuir ferramenta de fácil manuseio, utilize. Se sober usar e tiver um centrador de rodas, utilize.
É o item que requer maior conhecimento específico para funcionar bem. O alinhamento é um serviço geralmente feito por um especialista. Poucos ciclistas têm conhecimento sobre o assunto. reunimos algumas dicas para facilitar o diagnóstico na hora de levar para oficina:
-Existe algum raio solto ou quebrado? A roda está alinhada? O aro está em bom estado? O pneu em bom estado? Calibrado?
Cubos: Os eixos giram livremente e com maciez? O mecanismo roda ou cubo livre giram com maciez?
°Raio solto ou quebrado
Aperta-se no sentido anti-horário> Tensione até ficar parecido com os outros. Controle o alinhamento da roda durante o aperto.
Quando quebrado, dá para trocar o da frente sem muito problema, mas o de trás do lado direito é mais complicado, pois requer a remoção do cassete. se a quebra ocorrer durante uma pedala, tente prender o raio quebrado em algum vizinho para evitar que ele estrague a bike.
Bikes com freio a disco requerem a remoção do rotor para a troca do raio, certifique-se que a ferramenta necessária para removê-lo está disponível.
Evite pedalar com raios quebrados.
Apesar de aparecerm estáticos, os raios trabalham e consequentemente fadigam. Quando começam a quebrar sucessivamente, recomenda-se trocar todo o conjunto de raios da roda.
Raios de qualidade inferior duram menos.
A montagem da roda influencia na durabilidade da mesma - a escolha dos componentes , a forma como os raios são colocados, a sua tensão final e alguns truques fazem uma enorme diferença no comportamento e durabilidade.
Quando montar uma roda, especialmente para estrada, utilize um trava rosca para evitar que os raios se soltem com facilidade. O recomendado é o Loctite 221. Custa caro e não tem em qualquer lugar. Pode ser substituido pelo esmalte de unha.
°Alinhamento da roda
Se seu freio for a disco e o desvio for pequeno, não se preocupe. Consulte um bom mecânico para fazer o serviço de alinhamento.
Se o freio for no aro, o alinhamento é mais crítico. A tolerância de desvio é de no máximo 1mm para bikes de estrada e de 1,5mm para MTB. Esse desvio pode ocorrer em duas direções: Lateralmente ou no perímetro do aro em forma de saliências ou depressões. Use as sapatas de freio como referência.
O alinhamento do aro, em relação ao centro do cubo deve ser verificado também. Se uma rodar parecer fora do lugar quando bem encaixada no quadro (mais para um lado do que para o outro), peça para um mecânico verificar o "guarda-chuva" com uma ferramenta adequada. Se estiver tudo bem, o problema é no quadro ou no garfo.
Verifique e se tiver aptidão faça o reparo apertando ou soltando os raios.
O aro se movimenta no sentido do raio que está sendo apertado e oposto ao que está sendo solto. É uma ciência, não tente fazer se não tiver habilidade, preferindo inicialmente a ajuda de um especialista.
°Estado do aro
Os aros sofrem desgaste de duas formas: nas laterais, quando os freios utilizam-nas como superfície dfe frenagem, e nos furos dos niples. Sem contar deformações em acidentes e encontros inesperados com buracos, pedras, etc.
Laterais - quando novas geralmente são planas. Após algum tempo de uso vão perdendo material e tornam-se côncovas. Esse processo pode levar anos em bicicletas de estradas ou de uso urbano e apenas alguns meses em mountain bikes frequentemente utilizadas. Monitore o desgaste para evitar que elas quebrem. Veja a foto de um aro que quebrou por desgaste. Obviamente as dfe rodas com freios a discos não estão sujeitas a esse tipo de desgaste. Deformidades, rachaduras ou outras imprefeições podem interferir no tensionamento uniforme dos raios. Se perceber isto, troque o aro.
Furos dos niples - Podem trincar com o trabalho dos raios e impacto de maior grandeza. Procure aros cujos furos sejam reforçados com um ilhós. Troque logo após achar alguma pequena rachadura.
°O pneu está em bom estado?
Além do desgaste natural, os pneus sofrem com a ação da chuva, sol, frio, baixa umidade, lavagens, terra, pedras, etc.
certifique-se que eles não estejam cortados, excessivamente rachados ou desgastados.
O pneu é o elo entre o chão e o conjunto bicicleta/ciclista. Tem que ser bom e estar em bom estado para um bom desempenho e total segurança.
Calibragem dos pneus
Pneus perdem pressão naturalmente. As camâras possuem poros minúsculos que deixam o ar escapar, esse processo é lento e ocorre durante um período de 3 a 10 dias. Alguns modelos liberam mais ar do que os outros.
Uma das maiores causas de pneu furado é a calibragem errada. Muitos bikers esquecem de calibrar seus pneus e quando saem para pedalar estão sujeitos a um furo com maior facilidade, sem contar uma possível danificada no aro.
Algumas calibragens que funcionam - leve em consideração seu peso, estilo de pilotagem e medida do pneu. Quanto maior o volume menor a pressão a ser utilizada e maior conforto. Em contrapartida, maior a resistência à rolagem.
MTB com suspensão dianteira: 36-42 lbs pneu dianteiro / 38-50 lbs pneu traseiro.
MTB com suspensão nas duas rodas: 38-45 lbs pneu dianteiro / 40-55 lbs pneu traseiro.
Estrada: 85-110 lbs pneu dianteiro / 95-120 lbs pneu traseiro.

Nenhum comentário: