sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ANDAR DE BUSÃO E LEVAR A BIKE

Suporte para transportar bikes em ônibus começa a ser testado no final de semana pela Secretaria Municipal de Transportes

por Eduardo Zanelato
  Divulgação
Testes serão feitos em linhas que passam por parques e ciclovias
O uso da bicicleta como meio de transporte parece estar ganhando importância na cidade. Depois da Secretaria Municipal de Esportes anunciar a criação das ciclorotas, a Secretaria de Transportes (SMT) confirmou os testes do Bike Bus, um aparelho de aço inoxidável para carregar bicicletas acoplado à frente da carroceria dos ônibus. 

Inspirado no modelo usado em Miami (EUA), o objetivo é integrar os dois meios de transporte, tornando mais fácil o acesso de ciclistas a parques e ciclovias. Os testes devem começar já no final de semana do dia 17/4 e as linhas contempladas passam por parques, ciclofaixas ou ciclovias. Uma delas liga o Metrô Santana ao Parque da Luz. 

  Divulgação
Suporte comporta duas ou três bikes
O suporte testado comporta duas bicicletas, mas há uma versão para três. A proposta foi apresentada pela Sambaíba, concessionária de ônibus que atua na zona norte de São Paulo. A empresa também está custeando a fase de testes.

Com relação ao tempo gasto para colocar e retirar a bicicleta, a SMT não crê que o impacto seja considerável. "Isso leva, em média, um minuto e meio e não prejudica o usuário ou a fluidez do sistema", disse o secretário Alexandre de Moraes, em entrevista à CBN na semana passada. 

Nenhum comentário: